top of page

A Ecovila Pau-Brasil

A Ecovila, no estado do Rio Grande do Norte, na divisa dos municípios de Natal e Nísia Floresta, no Ecovale do Pium (cinturão verde da capital), tem na Praia de Cotovelo no litoral sul um sino dos ventos. Quando suas ondas explodem junto às areias, traz a brisa até as nossas faces. A 10 km de Ponta-Negra, 15 km do Aeroporto, este vale deixa a temperatura 4 graus mais baixa no berço da Mata Atlântica potiguar, neste quintal que colocamos nossas ancoras.

Muitos pensam só nas praias, mas saibam: a área rural daqui é linda e repleta de lagoas. Ficamos em Pium, um espaço destinado a refletir sobre os desafios e oportunidades da saúde humana sem uso de remédios. Dialogamos com especialistas as temáticas que levam à reflexão sobre o mundo, tempo, ciência, ética, tecnologia, educação ambiental, agricultura orgânica, homem, mulher, política, respiração, meditação, yoga e alimentação vegetariana, vegana e viva, além de todos os aspectos da vida contemporânea saudável. Utilizamos técnicas de sistema agroflorestal, permacultura e biodinâmica no manejo orgânico de nossa produção de frutíferas, hortaliças, condimentais, medicinais e ornamentais.

No campo da Permacultura, manejamos uma agrofloresta sustentável, dividida em cinco áreas: Horta-Pomar, Jardim-Pomar, Viveiro-Floresta-Mudas, Floresta-Pomar, Eco-Morar. Mantemos árvores nativas da Mata Atlântica, banheiro seco: Húmus Sapiens. Reusamos nossas águas através dos filtros biológicos, do composto orgânico faz parte o lixo orgânico produzido pelo restaurante. Mantendo a educação e o respeito com o meio ambiente, usamos o sistema de coleta de esgoto Fossa Séptica Biodegestora desenvolvido pela Embrapa São Carlos: solução para áreas rurais.

Nossa tese básica de sustentabilidade é a diversificação das culturas. Muito diferente do mercado capitalista, que através do agronegócio transformou a agricultura em monocultura. Temos um pouco de cada coisa. Parece pouco, mas é muito. 

Praticamente tudo que é consumido pelo restaurante é produzido na própria Ecovila. No manejo orgânico do sítio em que nos encontramos, o trabalho é permanente. Agricultura é observação, tempo, espera, para alimentar o bioma biodiverso como defesa Natural da unidade da vida.

SAF1.jpg
13895281_1213747128666689_85756531031289

Seja bem-vindo!!!

bottom of page